Tuesday, June 19, 2007

ALL GORE - O AMBIENTALISTA

O mundo anda baralhado por causa do tempo. Agora um Americano anda a organizar concertos e a escrever livros e a dar conferências por esse mundo fora a esclarecer as pessoas acerca do estado do nosso clima. E à boa maneira americana a fazer dessa actividade uma forma de vida e a cobrar bom dinheiro pelos seus préstimos.
Claro que toda essa actividade vai dar em nada. Lembremo-nos de Bob Geldoff, dos seus concertos pela vida, contra a fome em África.
Olhando para trás, e vendo como as coisas estão, terá resultado algum desses grandes espectáculos? Parece que serviram apenas para guindar os promotores aos pícaros da fama, para preencher as suas carreiras. Mal não faz ao mundo que assim seja, mas bem, a longo, ou a médio prazo também pouco vai trazer.
Louvem-se as iniciativas, mas também que se ponha a nu a fragilidade das mesmas se elas apenas se limitam a mostrar consequências, e não as verdadeiras causas da modificação do clima que se tem verificado, e que radicam na sua essência no nosso modo de vida, que desbarata recursos, que não repeita a natureza nem os povos.
Não sei, por causa da sua estrutura económica, se esse modo de vida deva ser alterado, ou possa ser alterado, mas uma coisa acho: é urgente fazer alguma coisa
de concreto, não apenas fogo de vista.

No comments: