Friday, January 25, 2008

As fraquezas dos "voluntários" dos BV

Quando chega a hora da verdade as fraquezas ficam à vista. Hoje na televisão assisti a um intercâmbio de chamada telefónica entre alguém, penso que do INEM a pedir uma ambulância para um hospital, e uma corporação de Bombeiros Voluntários.

A surpresa instala-se quando o desgraçado do bombeiro atende do telemóvel. Acho que eram quatro da manhã e o homem parece que devia estar pelo menos em casa. O Quartel fechara à meia-noite. Não era possível ambulância nenhuma.

Mas para além dessa situação estranha, o inesperado foi a a reacção do "Chefe Máximo dos Bombeiros Nacionais" (#) a dizer que é normal uma situação dessas porque os voluntários (como são voluntários, naturalmente, digo eu, só vão até certo limite), os voluntários assim, os voluntários assado, enfim, "grandes problemas enfrentam os voluntários".

Mas o engraçado para mim foi ver essa pessoa (O Chefe Máximo Nacional) noutra altura, penso que aquando da organização do INEM e dos serviços de ambulâncias, a reivindicar para os bombeiros mais serviços de ambulâncias. Acho que esses chefes sabem que umas vezes é bom mostrar capacidade e outras que o rei vai nu. Assim é como dizer: uma no cravo outra na ferradura conforme as circunstâncias.

(#) Não fixei o nome do senhor

No comments: