Saturday, February 9, 2008

País velho e corrupto

Não há dúvida que o grande cancro da nossa sociedade se radica no tráfico de influências que descamba em corrupção e vice-versa, entre a vida política e económica. E como se tem dito, os rostos são sempre os mesmos, de tal modo que me parece que tudo isso se fosse monarquia os rostos suceder-se-iam de pais para filhos até sabe-se lá onde, mas no caso não sendo monarquia a verdade é que os nomes se sucedem entre o aparelho do estado e a economia. É ver em certa altura o nome do filho de Sampaio numa empresa qualquer e o filho do Eanes noutra e os nomes sonantes de filhos de outros políticos aqui e ali, a serem colocados nesta secretaria, ali naquela assessoria, ou neste lugar mais esconddio mas com ordenado garantido ao fim do mês e com papel passado como no casamento. E por vezes escondem os nomes para não afligirem as consciências dos progenitores.
E quando alguns politicos, sendo do PS por exemplo, vêm berrar contra o seu próprio PS, que não conhecem já, que se não revêem nele, etc...; ou os do PSD, contra o seu próprio PSD, que dizem transviado, etc...; é tudo uma vez mais fogo de vista e apenas para cumprir calendário nas suas agendas uma vez que as suas próprias vidinhas estão resolvidas. É patético ver Manuel Alegre, um dos barões do PS, se bem que sem bastão, a reclamar principios onde ele tem sido simplesmente um acomodado do regime com uma bela voz sonante que todos gostam de ouvir para serenar as suas consciências.
A verdade porém é que os benefícios do regime estão nas mãos desses traficantes de influências que não abrem mão dos seus postos quando o que se vê é gente desesperada a procurar trabalho e a ver a vida a andar para trás e os anos a andarem para a frente. Hoje são rapazes que acabaram os cursos com vinte e poucos anos e amanhã são os mesmos rapazes com trintas e tais no mesmo ponto de partida sem futuro. Este país tem sido ruim para a juventude. Não lhe dá esperança. É um país velho e corrupto.

No comments: