Thursday, December 6, 2007

Cimeira Europa / África

O homem parece que vem mais cedo do que se imaginava. Robert Mugabe, o do bigodinho a imitar o "outro", aquele que se arvorou em pretenso "cabo" de guerra, ou não? Seja como for a terra dele está a ferro e fogo. O seu povo na miséria. Mortos. Fome. As garras da morte rasgam o seu país.
O que é que terá acontecido na cabeça desse "menino" que tem levado um país, que era próspero, a Rodésia, ao que é hoje o Zimbabwe? Nada ou pouco sabemos. A verdade é que este encontro da Europa com África deveria ter um cariz de entreajuda e o que se vê é a preocupação de se saber se o senhor Robert Mugabe vai estar ou não na cimeira.
O Sr. Primeiro Ministro Britânico não vem porque alega que o seu colega não respeita os direitos humanos e mais isto e aquilo; numa palavra, não janta à mesma mesa do Africano.
O problema não são as preocupações morais do senhor Inglês mas porque como antiga potência colonizadora perdeu aquilo que pensava que iria manter, as terras do país colonizado na minoria branca.
O que se percebeu foi que o sr. Mugabe não percebia de terras e não percebia (nem percebe) nada de direitos humanos nem de democracia. Os colonos brancos têm ficado sem as suas terras. Ora, a verdade é que a potência colonizadora não vê (não via, nem verá) com bons olhos (nem bons nem maus) esta pretensa "reforma" agrária.
Acho que são os interesses particulares de resquícios imperiais que impede (impediu) a participação da Grã-Bretanha na cimeira, para além de questões morais.

No comments: